O instituto


Nossa História

Nossa paixão pela arte é tão antiga e intensa que conseguimos ao longo do tempo traduzi-la na constituição do Instituto Arte e Vida. Tudo começou por volta do ano de 1985. Alguns artistas encarnados, residentes em Franca, voltaram a se encontrar, agora no plano terrestre, com o intuito de estudar a doutrina espírita. Não demorou muito para que percebessem, uns nos outros, a afinidade com a arte, principalmente a arte cênica, e começaram a enxergar a possibilidade de unirem o útil ao agradável. No começo, montavam peças teatrais para serem apresentadas nos encontros de jovens. Dentre elas, destacamos ‘História da Arte’, ‘O Suplício de Judas’, ‘Diabinho Coxo’ e ‘O Apóstolo de Assis’. Esta última, que contou com a direção de André Luis Gomes, recebeu alguns convites e acabou por ser encenada fora dos ambientes das confraternizações.

Em 1990, após participar do Espirarte (encontro sobre arte espírita) em São Vicente – SP, alguns dos jovens que faziam parte do grupo teatral francano, resolveram oficializar a criação do grupo, que teria como objetivo principal, a divulgação dos princípios espíritas. Em uma reunião, surgiu o nome ‘Arte e Vida’. De lá pra cá, o Arte e Vida cresceu, amadureceu, tomou corpo, abrangeu outros trabalhos e acabou se tornando o que hoje é conhecido por ‘Instituto Arte e Vida’. O ideal nos estruturou juridicamente habilitando-nos conscientemente para a missão do Instituto: Promover o desenvolvimento sócio-educacional e espiritual do ser através da arte-educação baseado nos preceitos espíritas. Com atividades que abrangem as diferentes necessidades do ser, o Instituto compõe-se de quatro departamentos: o Arte Cultura, Arte Educação, Estudos e Eventos.


Conselho Administrativo

Marcos Ferreira Costa
Presidente - professor aposentado na área de Ciências Humanas de escolas públicas e privadas e sócio fundador do Instituto Arte e Vida.
Edna Daniela de Paula
Tesoureira - contadora, atriz, associada e voluntária no Instituto Arte e Vida desde sua Fundação.
Guaraci Monteiro de Araújo Junior
Secretário - sócio fundador do Instituto Arte e Vida.

Conselho Fiscal

Márcia Pereira da Silva
Conselheira - doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, professora na Universidade Estadual Paulista (UNESP) e sócia efetiva do Instituto Arte e Vida.
Eneida Gomes Nalini de Oliveira
Secretária - doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista e sócia fundadora do Instituto Arte e Vida.
Ana Lívia de Oliveira Sartori
Conselheira - professora de inglês aposentada e sócia efetiva do Instituto Arte e Vida.

Departamentos

Stella Lima
Departamento Arte Cultura - atriz, advogada formada pela Faculdade de Direto de Fanca (2016), técnica pelo Teatro SENAC (2022) e membro do grupo de teatro Stop and Drama.
Ednalva Duarte Costa
Departamento Arte Educação - funcionária pública municipal da cidade de Franca (SP).
Lígia Ferreira Benate Gonçalves e Ednalva Duarte Costa
Departamento Arte Educação
Marcos Ferreira Costa
Departamento de Estudos - professor aposentado na área de Ciências Humanas de escolas públicas e privadas e sócio fundador do Instituto Arte e Vida.
Eneida Ferreira Benate Coelho
Departamento de Eventos

This web page was made with Mobirise