O Instituto com atividades que abrangem as diferentes necessidades do ser, compõe-se de quatro núcleos atividades:

– Núcleo Arte Cultura

– Núcleo Arte Educação

– Núcleo de Estudos

– Núcleo de Eventos

 

Nossa paixão pela arte é tão antiga e intensa que conseguimos ao longo do tempo traduzi-la na constituição do Instituto Arte e Vida. Tudo começou por volta do ano de 1985. Alguns artistas encarnados, residentes em Franca, voltaram a se encontrar, agora no plano terrestre, com o intuito de estudar a doutrina espírita. Não demorou muito para que percebessem, uns nos outros, a afinidade com a arte, principalmente a arte cênica, e começaram a enxergar a possibilidade de unirem o útil ao agradável. No começo, montavam peças teatrais para serem apresentadas nos encontros de jovens. Dentre elas, destacamos ‘História da Arte’, ‘O Suplício de Judas’, ‘Diabinho Coxo’ e ‘O Apóstolo de Assis’. Esta última, que contou com a direção de André Luis Gomes, recebeu alguns convites e acabou por ser encenada fora dos ambientes das confraternizações.

Em 1990, após participar do Espirarte (encontro sobre arte espírita) em São Vicente – SP, alguns dos jovens que faziam parte do grupo teatral francano, resolveu oficializar a criação do grupo, que teria como objetivo principal, a divulgação dos princípios espíritas. Em uma reunião, surgiu o nome ‘Arte e Vida’. De lá pra cá, o Arte e Vida cresceu, amadureceu, tomou corpo, abrangeu outros trabalhos e acabou se tornando o que hoje é conhecido por ‘Instituto Arte e Vida’. O ideal nos estruturou juridicamente habilitando-nos conscientemente para a missão do Instituto: Promover o desenvolvimento sócio-educacional e espiritual do ser através da arte-educação baseado nos preceitos espíritas. Com atividades que abrangem as diferentes necessidades do ser, o Instituto compõe-se de quatro núcleos: o Arte e Cultura, Arte e Educação, Estudos e Eventos.

Se a arte é um instante de eternidade e transcendência, o Instituto Arte & Vida vivencia a real essência da vida.

 

Nossas atividades acontecem no Complexo Judas Iscariotes, localizada na Rua José Marques Garcia, 395- Bairro Cidade Nova, Franca-SP.

 

Missão

Promover o desenvolvimento sócio-cultural e espiritual do ser através da arte e educação.

 

Conheça nossa Diretoria:

MEMBROS CARGOS
Conselho Administrativo
Edna Daniela de Paula Presidente
Guaraci Monteiro de Araújo Júnior Tesoureiro
Murilo Ferreira Urquiza Secretário
Conselho Fiscal
Marcos Ferreira Costa Conselheiro
Mateus Barbosa de Oliveira Conselheiro
Gislaine Serrano Idalgo Costa Conselheiro
Núcleos
Flamarion Ferreira Benate Núcleo Arte Cultura
Angela Cristina Comparini Núcleo Arte Educação
Vicente Lázaro de Oliveira Benate Núcleo de Estudos
Eneida Ferreira Benate Coelho Núcleo de Eventos