No último sábado (03/02), foi realizada a Convenção do Arte e Vida de 2018 cuja a discussão foi “A arte como agente transformador”. E Josiane Barbosa quem exemplificou o tema para nós.
Teve também espaço para as nossas crianças assistirem um filme e refletirem sobre.
Obrigado Josiane, Valéria e Almir por participarem desse momento!
A artevideira Eneida Nalini escreveu suas impressões e sentimentos sobre a Convenção, leia abaixo:

“Descobri, árdua mente… que a arte para mim não é só descarga. Ela iniciou um processo criativo bem longe, em um tempo ao qual não pertenço mais. No papel, rabiscos representando o meu eu, em desenhos mau traçados…Inacabados. Estranhos. Descoloridos. Em minha elaboração emocional, tive na dança minha eterna aliada, e agradeço ao meu pai, por ter me dado a chance de conhecer e pensar a técnica de um fazer dançante distante das necessidades brasileiras, mas que solidificou meus estudos e ampliou minhas possibilidades. O teatro, mais tarde, me convidou ao desenvolvimento conceitual, o que me levou a outros patamares dos meus sentimentos e levantou possibilidades de entendimento, e em um outro nível, e felizmente, a linguística vem me ensinando a lidar com esses conceitos e saberes.
Nesse status da arte, vou tentando me encontrar em espaços socioculturais, educativos, afetivos, espirituais.
O feio em mim precisa ser usado para que o belo nasça e possa ter voz. Desconstruir o ser integral. Deixar o GERAR ser escuro… lenta criação… e o IN, presente e latente, para tornar-se o OUT, e principalmente o ON…

Deixar-Permitir que seja força silenciosa, (essa criação) firme e opaca, para no fim GRITAR… e de alguma forma, ser GRITADO. Proporcionar o GRITO. A arte é esse som que dança, pinta, atua, desenha, coreografa, compõe… e acima de tudo, … ! GRITA!!

E em muitos silêncios… perpetua…

Obrigada, Josiane Barbosa Oliveira, Instituto Arte e Vida, e aos meus amigos do coração, que me fazem refletir, sangrar, e sempre, sempre, tentar mais uma vez…
Vivam os vínculos desse momento. Viva a permanência da metamorfose!!”

Fotos: Clique aqui para ver