Sobre o FECEF

O que é?

Uma das maiores tarefas designadas ao Núcleo de Eventos do Instituto Arte e Vida é o FECEF – Festival da Canção e Encontro da Arte Espírita em Franca. Uma tarefa muito nobre, pois que reúne artistas espíritas e pessoas ligadas à arte, com o objetivo de sensibilizar e aprimorar o gosto pela arte com temática espírita, através da confraternização e o intercâmbio. Reúne aproximadamente 350 participantes e nestes anos de existência tornou-se expressivo ponto de referência para realizações artísticas e culturais do movimento espírita brasileiro.

Criado em 1981, o então Festival da Canção Espírita de Franca, visava divulgar e incentivar a criação de músicas com temática espírita na busca da qualidade e pureza doutrinária. Depois da edição de 1983, por vários motivos o FECEF deixou de ser realizado, até que em 1990, este grupo de jovens espíritas francanos resolveu juntar forças e realizar o III FECEF. Algumas mudanças foram implantadas, entre elas, talvez a mais importante foi a de fazer do FECEF um encontro de todas as artes, e não só de música, surgindo assim o Festival da Canção e Encontro da Arte Espírita em Franca.

O objetivo maior deste encontro é contribuir efetivamente para elevar o padrão ético e estético de nossas produções artísticas, e reforçar o papel fundamental da arte na educação e verdade e do bem, despertando e aprimorando o dom de criar para o desenvolvimento do homem integral, em sua relação consigo, com o próximo e com Deus.

Pessoas dos mais diversos cantos do país se encontram em nossa cidade para estudar e refletir com a arte, se emocionam, se relacionam, voltam para as suas casas e narram a todos sobre o FECEF com o coração cheio de afeto. É uma responsabilidade que cresce a cada ano, a cada encontro, a cada pessoa que se simpatiza com esse trabalho.

Prepare-se para se emocionar junto conosco e fazer parte deste banquete de luz.

O que terá nessa edição?

Vídeos de FECEFs anteriores

Clique no botão a seguir para ver mais informações dos FECEFs anteriores:

FECEFs anteriores

Um pouco de como foi a última edição

Tema 15º FECEF: Experienciar para evoluir: Amor, Arte e Responsabilidade.

Coordenação Ewerton Meirelis Gonçalves

O 15º FECEF foi realizado de 5 a 7 de setembro de 2015, na Escola Pestalozzi Unid. I.

  • Colocação do Festival da Canção:
  • 1° lugar: Vou Seguindo (Alexandre Paredes) – Brasília/DF
  • 2° lugar: Por Ser Amor (Aldo Motelevicz/Razão Áurea) – Curitiba/PR
  • 3° lugar: Se Fosse Por Um Dia (Eduardo Gibelli/Banda Lucidez) – Franca/SP
  • Melhor arranjo: Deus - Mara Nubia Cintra (Letra e Música) e Hosana Janaína De Oliveira (Arranjo)/Coral Tia Nina – Franca/SP
  • Melhor intérprete: Jéssica Senna (Música “Me Chamo Adolescente” de Osni Renato de Melo) – Franca/SP

Cartaz 15º FECEF